Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

TRABALHANDO O GÊNERO JORNAL USANDO UMA SOMBRINHA

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         Apresentado o Jornal para os alunos
 
1º momento: Roda de conversa sobre o gênero em estudo ( Você já leu um jornal? Em quais veículos de comunicação encontramos os jornais? Em sua opinião qual é a função da notícia?)

2º momento:                              Texto informativo: Jornal
 
          O jornal é um meio de comunicação de grande prestígio social  que dissemina ideias  e constrói significados, suas publicaçães ocorrem  periodicamente, onde são impressas notícias, reportagens, crônicas, entrevistas, anúncios, manchetes, esportes, charges, entretenimento, gastronomia, economia, sinopse, entrevista, política  e outros tipos de informação de interesse público. Ele possui uma diversidade de gêneros textuais.  É através do jornal que tomamos conhecimento dos acontencimentos do lugar onde moramos e do mundo.

3º momento: Leitura dos gêneros textuais encontrados nas seções dos jornais.
         Você irá precisar: de uma sombrinha e linha. Em seguida recorte os gêneros textuais presentes no jornal enrole cada um e prenda eles com a linha na sombrinha.
         Como funciona: escolha um aluno para ser o guardião, ele segurará a sombrinha e um aluno de cada vez, escolhe um rolinho, depois faz a leitura do texto. Após o aluno terminar de ler chame a atenção da turma para as características presentes no texto.

4º momento: Leve para a sala de aula jornais, deixe que os alunos folhem e depois em um papel pardo monte um jornal  coletivo. Os alunos irão escolher e recortar dos jornais que eles estão em mãos o que irá para o jornal coletivo. Lembre os alunos das seções presentes no jornal, todas devem aparecer no jornal, assim cada aluno ficará encarregado de uma seção.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Atividades sobre o Dia das Mães

Escola: _______________________________
Professora: ____________________________
Aluno (a): _____________________________


Sequência Didática: Dia das Mães

1º momento: Roda de conversa sobre o Dia das Mães ( Por que existe este dia? Como você e sua família comemora este dia?):

2º momento: Leitura do texto:

 
DIA DAS MÃES
  
          O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos:

          A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.


          O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

           Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

          No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

        Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.

                                                         Texto informativo extraído da: Wikipédia, a enciclopédia livre.
3º momento: Leitura do livro: "Mães de todos os tipos" de Chris Bueno e interpretação.

01) Dados do livro:

a) Nome do livro:

b) Nome da autora:

c) Ilustrador(a):

02) O livro citou diversos tipos de mães. Escreva qual é o tipo da sua mãe:
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03) Antes a família possuía uma estrutura única: pai, mãe e filhos. Atualmente temos outros modelos de família. Descreva como sua família é formada:

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04) Antigamente a papel das mães eram cuidar da casa e dos filhos. Na sua opinião houve mudanças neste papel ou não? Justifique:

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05) Discorra como as propagandas influenciam nas compras para o Dia das Mães:

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4º momento: Convidar as mães para um café e realizar a dinâmica abaixo:

          Pedir para as mães e os filhos sentarem um de frente ao outro, em seguida distribuir um balão com água e um bonequinho amarrado com uma linha no pescoço. Este balão representará o útero e as mães contaram para os filhos como eles foram desejados e como tudo aconteceu durante a gravidez ( como ela contou para o pai e para os familiares, como ela descobriu que estava grávida etc). Não esqueça de colocar uma música de fundo.
                                                                                                                 


 



 

 

 

 

 

 

 

 

domingo, 16 de março de 2014

Contatos:



Professora Andréa Alves Ferreira - Letras Mágicas 💞
 
WhatsApp: (62) 99196-7287
 
E-mail: aandreaferreiraa@hotmail.com
            andreaalvesferreira29@gmail.com
             letrasmagicasoficial@hotmail.com
 
Instagram: @LetrasMágicasOficial
 
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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Carta Pessoal.

Escola Municipal Mundo Mágico.

Professoras: Andréa Alves Ferreira.
Josianne Janilda Lacerda de Lima.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Carta Pessoal – PNAIC

Introdução
            A presente sequencia didática objetiva apresentar propostas de trabalho com a leitura e a produção textual, a fim de proporcionar aos alunos novas experiências no estudo da linguagem e assim contribuir para a formação de sujeitos críticos e reflexivos.

Área de conhecimento: Língua Portuguesa.
Conteúdo relacionado:
Gênero Textual: Carta Pessoal.
)  Caracterização do gênero carta pessoal;
)  Estudo das características: remetente, destinatário, variação de linguagem, local, data, saudação, lugar de circulação, diferentes funções;
)  Leitura e produção de carta pessoal;
Ensino fundamental I: Terceiro ano

Objetivo Geral:
Conhecer as características do gênero carta pessoal e as diferentes situações de comunicação em que é produzido.
Objetivos específicos:
& Ler e interpretar diferentes modelos do gênero carta;
&Identificar as características e as partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura) a partir de situações reais e fictícias
& Reconhecer o envelope como elemento essencial para o envio de uma carta;
& Reconhecer a função social de uma carta através de discussão oral;
& Desenvolver capacidades de compreensão leitora a partir do estudo do texto;
& Estabelecer condições de produção de uma carta pessoal, adequando a produção escrita ao contexto e aos possíveis interlocutores;
& Desenvolver habilidades metacognitivas, mediante a reescrita e a revisão do próprio texto;
& Desenvolver a habilidade de expressão e argumentação oral e escrita a partir de discussão sobre o tema carta;
& Interpretar atividades relacionadas ao filme: “Cartas para Deus”;
& Resolver atividades relacionadas à música: “A Carta”;
& Escrever uma carta pessoal para um amigo;
& Interpretar a carta “Chapeuzinho Vermelho”;
& Escrever uma carta pessoal com o tema: “A Bela e a Fera”.

Duração das atividades
)  7 aulas de 50 minutos (aproximadamente).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
)  É necessário que o aluno tenha conhecimento, mesmo que básico, do que seja uma carta.


Problematização
)  1. Selecionar algumas correspondências que chegam à sua casa pelo correio e levá-las para a sala de aula.
)  2. Juntamente com os alunos, separar e classificar as correspondências selecionadas (carta pessoal, carta comercial, contas, propagandas e outras).
)  3. Pedir aos alunos que observem, atentamente, os envelopes de cada correspondência e o que há escrito neles.     
)  4. A seguir, separar as cartas pessoais das demais correspondências que serão guardadas para serem trabalhadas em um outro momento.
)  5. Dividir a turma em grupos, com 4 alunos cada um, e entregar a cada grupo uma carta pessoal. 
)  6. Pedir aos alunos de cada grupo que leiam o conteúdo da carta.
)  7. A seguir, pedir a um componente de cada grupo que faça a leitura oral da carta.
)  8. Explorar, oralmente, as partes e a estrutura do gênero textual CARTA: data (cabeçalho), saudação ao destinatário, assunto, saudação de despedida e nome do remetente.

Avaliação
Ao final das atividades iremos avaliar se os alunos:

,  Reconheceram a função social de uma carta através de discussão oral.  
,   Leram e interpretaram diferentes modelos de carta.
,   Identificaram as características e as partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura) a partir de situações reais.
,   Reconheceram o envelope como elemento essencial para o envio de uma carta.
,   Produziram cartas a partir de situações dadas.
Primeira Aula:

Leitura do Livro: “O Carteiro Chegou”.
Atividade relacionada ao livro lido, que trabalha algumas características que pertencem ao gênero em estudo: destinatário, remetente e funções dos tipos de carta apresentadas.
Recurso utilizado: Slides do Livro: O Carteiro Chegou e atividade relacionada a este fonte: PNAIC.

Segunda Aula:

Leitura de Deleite: “Carta da Terra para as Crianças” interdisciplinar com a disciplina de ciências, com texto de Sílvia Gonçalves, elaborado com a intenção de fazer germinar a ideia de que outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor. Após vimos um texto que é à letra de uma canção: “A carta do Galileu”, com a Turma do Cocoricó, programa infantil da rede cultura. Ele apresenta o remetente e o destinatário, observamos também o assunto e o local de onde escreve o remetente, discutimos como a carta chega ai destinatário, pelo correio, que é entregue geralmente pelo carteiro. Em seguida trabalhamos atividades interpretativas escritas sobre o texto.
Recurso utilizado: Internete livro didático de Língua Portuguesa: Mundo Amigo. Páginas 32 e 33.

Terceira Aula:

 Pedir aos discentes que tragam cartas de pais, parentes e amigos para observarmos as características do gênero em estudo.
Leitura do texto: “Carta de Pai para Filho” p. 35 e 36; observação sobre as características do gênero: a carta pessoal é um meio para manter contato com amigos e parentes, principalmente com aqueles que estão longe. Pela escrita, as pessoas podem contar novidades, comunicar um fato importante, por exemplo. Como se pode observar na carta do escritor Joel Rufino dos Santos para seu filho de 8 anos. Quando escreveu a carta, Joel estava preso por expressar sua opinião, numa época em que, no Brasil, as pessoas não tinham liberdade para fazer isso. Atividades 1, 2, 3 e 4 página 37; 5,6 e 7 página 38 e 8, 9 e 10 P. 39.
Recurso utilizado: Livro didático: “Mundo Amigo” – páginas: 34 a 39.

Quarta Aula:

Assistir ao filme: “Cartas para Deus”, observando as características estudadas no gênero carta pessoal, e resolver atividades interpretativas sobre o filme.  
Recursos utilizados:DVD; Filme: Cartas para Deus, e atividades elaboradas pelas professoras.

Quinta Aula:

Ouvir, cantar e interpretar a música: “A Carta” de Renato Russo, observar as características do gênero carta pessoal contida nesta, fazer a brincadeira “batata-quente” com perguntas relacionadas à música.  Após os discentes participarão de um sorteio no qual será sorteado um nome para cada aluno que irá redigir uma carta para o colega no qual tenha saído, os discentes irão receber envelopes para preencherem com os dados e endereço do remetente e do destinatário, esta atividade é interdisciplinar com Geografia.
Recursos Utilizados: Música: A Carta; Internet e som.

Sexta Aula:

 Fazer a distribuição das cartas escritas pelos discentes para os colegas. Ler, interpretar e compreender a carta: Chapeuzinho Vermelho, identificando nestas os componentes do gênero carta pessoal através de quadro e posteriormente os discentes produzirão uma carta com o tema: “A Bela e a Fera”.
Recursos Utilizados: Pesquisa e Atividades elaboradas pelas professoras.

Sétima Aula:

Ler compreender e interpretar a carta pessoal: O Pequeno Príncipe, observando e localizando nesta, informações implícitas e explícitas. 

Recursos Utilizados: Pesquisa na internet (adaptação).