Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A boca do sapo


Sequência Didática interdisciplinar, ideal para alunos do 1º ao 3º ano. Trabalha as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Produção, Ciências, História, Geografia e Arte. Enviamos por e-mail, em até 48 horas. 
  

Adquira o seu material no link abaixo 👇

😍 Em caso de dúvidas, fale comigo no WhatsApp (62) 99196-7287 


Lembrando que é PROIBIDO compartilhar os conteúdos disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook, Telegram ou WhatsApp. Todos os conteúdos disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude essa professora e faça parte da equipe Letras Mágicas.
Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho.
Conto com vocês! 💞

Sequência didática - A Bela e a Fera

Sequência Didática interdisciplinar, ideal para alunos do 4º e 5º ano. Trabalha as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Produção, Ciências, História, Geografia e Arte.  Enviamos por e-mail, em até 48 horas. 
  

Adquira o seu material no link abaixo 👇




😍 Em caso de dúvidas, fale comigo no WhatsApp (62) 99196-7287 


Lembrando que é PROIBIDO compartilhar os conteúdos disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook, Telegram ou WhatsApp. Todos os conteúdos disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude essa professora e faça parte da equipe Letras Mágicas.
Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho.
Conto com vocês! 💞

sábado, 20 de outubro de 2018

O USO DA CAIXA DE MATERIAIS ESTRUTURADOS E JOGOS PEDAGÓGICOS



O USO DA CAIXA DE MATERIAIS ESTRUTURADOS E JOGOS PEDAGÓGICOS
Andréa Alves Ferreira

É notável a mudança em nossa sociedade e em nossos alunos. A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano de nossos educandos, logo é necessário o professor criar estratégicas para atrair a atenção dos mesmos.
Vigotsky afirma que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem do pensamento, da concentração e da atenção.
Corroborando com a ideia de Vigotsky a Loja Letras Mágicas acredita na eficácia dos jogos pedagógicos e dos materiais estruturados, uma vezes que, os  jogos pedagógicos permitem desenvolver nos discentes o raciocínio lógico, estimula o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, já os materiais estruturados permitem ao aluno a compreender de forma lógica e diferenciada o conteúdo em estudo, permitindo ao professor oferecer diferentes caminhos para que o aluno possa alcançar o objetivo proposto.
É sabido que a maioria das salas de aulas são superlotadas, o que acaba interferindo na realização de algumas atividades, ora, por falta de material para todos os educandos, ora pela falta de pessoas para conduzir de forma adequada os jogos e/ou materiais estruturados, pois para que haja resultados positivos é necessário a intervenção direta do professor.
Assim sendo, recomendamos a utilização das caixas de jogos pedagógicos e materiais estruturados em sala de aula, pois é preciso muitas vezes aproveitar os pequenos momentos em que a maioria da turma esteja fazendo outras atividades e trabalhar com os alunos que apresentam maior dificuldade ou oferecer jogos àqueles que finalizam primeiro as suas atividades.
Logo, concluímos que os jogos e os materiais estruturados potencializam várias capacidades, ampliando progressivamente as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
O jogo pedagógico, o material estruturado e a brincadeira são, tanto fonte de lazer como de conhecimento. O uso destes em sala de aula acontecem de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.

domingo, 30 de setembro de 2018

Sequência didática: A borboleta de uma asa só



Click aqui e baixe esta linda sequência gratuitamente, atividades indicada para alunos de 4º e 5º ano, porém é possível adaptação↓😍
Nicola a borboleta de uma asa só

domingo, 31 de dezembro de 2017

Atividades: O Piquenique do Alfabeto







Click no link e baixe as atividades, não permitimos hospedar a atividade em páginas e blog, apenas para o uso em sala ou por compartilhamento de link

Atividades sobre o texto: O Piquenique do Alfabeto

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A importância do Turno Aprendizagem


 

Image result for imagem de alunos estudando em desenho 
 
A importância do Turno Aprendizagem

Andréa Alves Ferreira

 

É sabido, que todas as salas de aulas possuem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem seja na leitura, escrita, seja na realização de cálculos, diante disse acompanhar estas crianças no Turno Aprendizagem é de suma importância, uma vez que as salas de aulas nos municípios brasileiros apresentam um grande número de educandos e dar atenção individualizada, ás vezes, se torna inviável.

A escola juntamente com os professores devem detectar os alunos que não conseguem acompanhar o restante da turma, solicitar a presença destes alunos na escola em um horário alternado e operacionar uma prática pedagógica que reflita sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, realizar um planejamento que atenda de forma significativa os anseios destes discentes, com estratégias e recursos criativos, visando garantir que todos os alunos aprendam.

Sabemos que cada aluno apresenta um ritmo de aprendizagem único e histórias de vida que influenciam diretamente em sua vida escolar, podendo contar, muitas vezes, apenas com a escola na busca do conhecimento.

Diante desta afirmativa, o professor deve estar atento à maneira como cada aluno aprende, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

O professor deve acompanhar este aluno continuamente e mapear suas dificuldades e seus avanços no dia-a-dia e para isso, é necessário lançar mão de atividades criativas e que desenvolva o raciocínio do educando, em nossa Loja virtual e em nosso blog https://andreaalvesferreira.blogspot.com.br/search/label/Loja%20Virtualvocê encontra sequências didáticas que levam os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.

Logo, o docente deve agir como um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de todas as atividades propostas, visando, minimizar as dificuldades de aprendizagem, melhorando a autoestima por meio de atividades diversificadas e um acompanhamento em turno alternado, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos.