Escola Municipal Mundo Mágico.
Professoras: Andréa Alves Ferreira.
Josianne Janilda Lacerda de Lima.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CIÊNCIAS – PNAIC
Introdução
Sabe-se que os animais sempre se fizeram presente na vida das crianças. A presente sequencia didática busca sensibilizar, orientar e despertá-los para conhecer e compreender a vida dos animais. Busca também a reflexão dos educandos para as questões voltadas para a preservação de animais silvestre em extinção, com atividades que pretendem motivá-los à adoção de novos hábitos e condutas para a preservação da natureza. Lançaremos mãos de jogos para consolidarmos a aprendizagem dos educando, pois através de jogos a criança consegue expressar sua curiosidade, seu desejo de criar, de ser aceita, de se unir e conviver com o outro. Adquire hábitos e atitudes importantes para o convívio social e para seu crescimento intelectual.
Em suma os alunos se apropriarão do conhecimento, farão definições, questionamentos e conclusões, por meio de processo de construção de uma autonomia que deterão por meio da pesquisa, da socialização, da criatividade e da exposição.
Área de conhecimento:Ciências
Conteúdo relacionado:
- Alimentação.
- Locomoção.
- Extinção.
- Classificação dos animais.
- Práticas de leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Habitat.
Ensino fundamental I: Terceiro ano
Objetivo Geral:
Desenvolver a consciência critica sobre a importância da preservação dos animais e Compreender que os animais são classificados por características em comum.
Objetivos específicos:
· Reconhecer e classificar os diferentes tipos de animais;
· Aprender a seriar, organizar e classificar informações;
· Reconhecer animais em extinção;
· Entender conceitos básicos de ciências;
· Ler e escrever textos em que o vocabulário de ciência é usado;
· Estimular o exercício intelectual;
· Despertar o espírito científico através da observação da natureza; respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
· Reconhecer que os animais são seres vivos;
· Conhecer diversas raças e espécies dos animais domésticos;
· Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
· Ler compreender e interpretar textos;
· Refletir sobre as regras de jogo;
· Jogar;
· Ler e escrever palavras de sílabas simples e complexas.
Primeira Aula:
Roda de conversa e diagnostico sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
Roda de conversa e diagnostico sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
Quem gosta de animais?
Quem tem animais em casa?
Qual a diferença entre animais domésticos e selvagens?
Recurso utilizado: As crianças serão dispostas em círculo, onde o professor será o mediador da conversação.
Segunda Aula:
Iniciar a aula Lendo o livro “ A B C dos animais” , em seguida discutir com a turma sobre as semelhanças e diferenças dos animais que aparecem no livro.
Segunda Aula:
Iniciar a aula Lendo o livro “ A B C dos animais” , em seguida discutir com a turma sobre as semelhanças e diferenças dos animais que aparecem no livro.
Recurso utilizado: Livro do acervo do PNAIC.
Terceira Aula:
Assistir o filme “RIO”, buscando identificar os animais em extinção e interpretar atividades relacionadas ao filme.
Recurso utilizado: Filme: “Rio” e atividades sobre o conteúdo.
Quarta Aula:
Quarta Aula:
Levar os alunos a compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados.
Recursos utilizados: Livro : Escola é Nossa, esqueleto da escola, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Quinta Aula:
Quinta Aula:
Reconhecer os diferentes tipos de habitat dos animais: Aquático, terrestre e aéreo.
Recursos Utilizados: Livro : Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Recursos Utilizados: Livro : Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Sexta Aula:
Levar os alunos a refletir sobre a alimentação dos animais classificando-os em CARNÍVOROS, ONÍVOROS E HERBÍVOROS.
Recursos Utilizados: Livro : Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Sétima Aula:
Distribuir para cada dupla de alunos cartazes que contem dados científicos dos animais, leva-los a ler e retirar as informações mais relevantes e em seguida apresentar para os demais colegas.
Recursos Utilizados: Ficha Cientifica – Ciência Hoje.
Oitava etapa:
Direcionar os alunos, para que os mesmos possam montar um álbum sobre animais.
Recurso utilizado: Álbum de animais. ( Atividade interdisciplinar com arte).
Nona etapa:
Nona etapa:
Passeio ao jardim zoológico para que os alunos possam ter contato com animais selvagens.
Recurso utilizado: Passeio.
Décima Aula:
Iniciar a aula lendo o livro “ De Avestruz a Zebra” e em seguida confeccionar um jogo de pistas sobre “Animais” utilizando o livro didático.
Recurso utilizado: Livro Escola é Nossa, cartolina, lápis. (Atividade interdisciplinar com língua portuguesa).
Décima primeira Aula:
Confeccionar o tabuleiro do jogo: Quis Animal.
Recurso utilizado: Cartolina e livro Escola é Nossa.
Décima segunda Aula:
Jogar o jogo confeccionado pelos alunos.
Recurso utilizado: Jogo de pistas.
Avaliação
Ao longo da sequência observaremos a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, e analisar o quanto eles avançara, sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
Ao longo da sequência observaremos a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, e analisar o quanto eles avançara, sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
Referencia Bibliográfica:
Livro : Escola é Nossa
Livro: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Ano: 03. Unidade: 05.
Muito boa a sequência didática,me ajudou muito.
ResponderExcluirMaravilhosa a sequência didática,vou utilizar com meus alunos!
ResponderExcluirSim, maravilhosa, mas encontrei um erro muito grave na sua sequência didática, na sexta aula. Observe:
ExcluirSexta Aula:
Levar os alunos a refletir sobre a alimentação dos animais classificando-os em carnívoros, ovíparos e vivíparos.
Recursos Utilizados: Livro :Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
ERRO: ALIMENTAÇÃO: CARNÍVOROS, ONÍVOROS E HERBÍVOROS.
CARNÍVOROS APENAS DE CARNE, ONÍVOROS SE ALIMENTAM DE CARNE E VEGETAIS, E HERBÍVOROS SÓ DE VEGETAIS.
OVÍPAROS E VIVÍPAROS se refere ao modo como eles nascem e não de como se alimentam: OVÍPAROS NASCEM DE OVOS E VIVÍPAROS DE UMA MÃE.
Espero ter colaborado.
Professora Cinara Muniz R. Zardo
Obrigada! Corrigido!
Excluir