▼
terça-feira, 31 de maio de 2016
Professora Andréa Alves: CLIMA E TEMPO DO MUNICÍPIO
Professora Andréa Alves: CLIMA E TEMPO DO MUNICÍPIO: Clima e Tempo
segunda-feira, 30 de maio de 2016
terça-feira, 24 de maio de 2016
segunda-feira, 23 de maio de 2016
sábado, 21 de maio de 2016
sexta-feira, 20 de maio de 2016
quarta-feira, 18 de maio de 2016
domingo, 15 de maio de 2016
quinta-feira, 12 de maio de 2016
BATALHA NAVAL: SUBSTANTIVOS COLETIVOS
Como ministrar a aula:
Cada equipe escolher um número e uma letra, o professor abre o papel lê o substantivo coletivo e a equipe deve dar seu significado. Ex: enxame: peixe. Ganha a equipe que acertar mais.
Blog Letras Mágicas |
BATALHA NAVAL: SUBSTANTIVOS COLETIVOS
Como ministrar a aula:
- Disponibilizar uma lista de substantivos coletivos para os alunos estudarem;
- Escrever um substantivo coletivo em um papel, dobrar e fixar em cada quadrinho;
- Dividir a turma em duas equipes;
- Tirar a sorte e começar o jogo.
Cada equipe escolher um número e uma letra, o professor abre o papel lê o substantivo coletivo e a equipe deve dar seu significado. Ex: enxame: peixe. Ganha a equipe que acertar mais.
terça-feira, 10 de maio de 2016
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Aula divertida: Leitura Refrescante
Blog Letras Mágicas |
Leitura Refrescante
O que você irá precisar:
* Um tapete;
* suco;
* Uma história fatiada de acordo com a faixa etária da criança, e que seja conhecida;
* Uma caixa para colocar o texto fatiado.
Organize um local fora da sala. Em seguida, deixe a caixa com o texto fatiado percorrer de mão em mão ao som de uma música. Quando a música parar o aluno retira uma tira de papel e faz a leitura e fica com o papel. Depois no papel pardo, os alunos deverão colar as tiras de papel na sequência correta da história. Tudo isso regado a um delicioso suco.
sábado, 7 de maio de 2016
sexta-feira, 6 de maio de 2016
quinta-feira, 5 de maio de 2016
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE O LIVRO: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL
Blog Letras Mágicas |
Sequência didática: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL
1º Momento: Leitura do livro e socialização;
2º Momento: Interpretação do livro
01) Onde mora Juvenal?
02) Com base na história, descreva as frutas?
03) Escreva o nome das frutas que Juvenal engole:
04) Quem leva os pescadores e traz os vendedores?
05) Em sua opinião, por que o barco do vendedor é o lugar ideal para Juvenal?
06) Ficha Técnica:
a) Nome do livro:
b) Autoras:
c) Ilustrador:
d) Editora:
3º Momento: Estudo sobre Tarsila do Amaral.
* Apresente para os alunos algumas obras da autora Tarsila do Amaral e faça as perguntas:
01) A história do Papagaio Juvenal é uma releitura de qual obra?
02) O que tem de comum entre estas obras e a tela o Vendedor de frutas?
02) O que tem de comum entre estas obras e a tela o Vendedor de frutas?
03) Com base no seu conhecimento e nas cores e temas que aparecem nas obras de Tarsila do Amaral, defina natureza tropical:
04) Onde a pintora buscou inspiração para criar a tela Vendedor de frutas?
4º Momento: Coloque uma caixa sobre sua mesa e peça para as crianças trazerem uma foto que marcou um momento especial para ela. Solicite que elas deposite esta foto na caixa. Em seguida,
comente com elas que o lugar onde vivemos e a nossa infância pode servir como inspiração para a criação de quadros, poemas, músicas, textos entre outros. Agora, faça um circulo, cada criança pegará uma foto ( não a dela, mas do colega) e criará uma história para aquela foto, em seguida o dono da foto poderá fazer suas considerações sobre a leitura do colega.
5º Momento: Os alunos irão reproduzir a tela: Vendedor de frutas.