Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

BATALHA NAVAL: SUBSTANTIVOS COLETIVOS


Image result for imagens monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas

 
BATALHA NAVAL: SUBSTANTIVOS COLETIVOS


Como ministrar a aula:
  •  Disponibilizar uma lista de substantivos coletivos para os alunos estudarem;
  • Escrever um  substantivo coletivo em um papel, dobrar e fixar  em cada quadrinho;
  • Dividir a turma em duas equipes;
  • Tirar a sorte e começar o jogo.
Como jogar:
     Cada equipe escolher um número e uma letra, o professor abre o papel lê o substantivo coletivo e a equipe deve dar seu significado. Ex: enxame: peixe. Ganha a equipe que acertar mais.


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aula divertida: Leitura Refrescante

Image result for imagemd a monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas


 
 Leitura Refrescante  
 


O que você irá precisar:

* Um tapete;
* suco;
* Uma história fatiada de acordo com a faixa etária da criança, e que seja conhecida;
* Uma caixa para colocar o texto fatiado.

         Organize um local fora da sala. Em seguida, deixe a caixa com o texto fatiado percorrer de mão em mão ao som de uma música. Quando a música parar o aluno retira uma tira de papel e faz  a leitura e fica com o  papel. Depois no papel pardo, os alunos deverão colar as tiras de papel na sequência correta da história. Tudo isso regado a um delicioso suco.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE O LIVRO: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL



Image result for monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas
Sequência didática: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL

1º Momento: Leitura do livro e socialização;

2º Momento: Interpretação do livro

01) Onde mora Juvenal?
02) Com base na história, descreva as frutas?
03) Escreva o nome das frutas que Juvenal engole:
04) Quem leva os pescadores e traz os vendedores?
05) Em sua opinião, por que o barco do vendedor é o lugar ideal para Juvenal?
06) Ficha Técnica:
a) Nome do livro:
b) Autoras:
c) Ilustrador:
d) Editora:

3º Momento: Estudo sobre Tarsila do Amaral.

* Apresente para os alunos algumas obras da autora Tarsila do Amaral e faça as perguntas:
 

Image result for telas de tarsila do amaralImage result for telas de tarsila do amaralImage result for telas de tarsila do amaral
01) A história do Papagaio Juvenal é uma releitura de qual obra?
02) O que tem de comum entre estas obras e a tela o Vendedor de frutas?
03) Com base no seu conhecimento e nas cores e  temas que aparecem nas obras de Tarsila do Amaral, defina natureza tropical:
04) Onde a pintora buscou inspiração para criar a tela Vendedor de frutas?
 
4º Momento: Coloque uma caixa sobre sua mesa e peça para as crianças trazerem uma foto que marcou um momento especial para ela. Solicite que elas deposite esta foto na caixa. Em seguida,
comente com elas que o lugar onde vivemos  e a nossa infância pode servir como inspiração para a criação de quadros, poemas, músicas, textos entre outros. Agora, faça um circulo, cada criança pegará uma foto ( não a dela, mas do colega) e criará uma história para aquela foto, em seguida o dono da foto poderá fazer suas considerações sobre a leitura do colega.

5º Momento: Os alunos irão reproduzir a tela: Vendedor de frutas.