Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE O LIVRO: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL



Image result for monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas
Sequência didática: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL

1º Momento: Leitura do livro e socialização;

2º Momento: Interpretação do livro

01) Onde mora Juvenal?
02) Com base na história, descreva as frutas?
03) Escreva o nome das frutas que Juvenal engole:
04) Quem leva os pescadores e traz os vendedores?
05) Em sua opinião, por que o barco do vendedor é o lugar ideal para Juvenal?
06) Ficha Técnica:
a) Nome do livro:
b) Autoras:
c) Ilustrador:
d) Editora:

3º Momento: Estudo sobre Tarsila do Amaral.

* Apresente para os alunos algumas obras da autora Tarsila do Amaral e faça as perguntas:
 

Image result for telas de tarsila do amaralImage result for telas de tarsila do amaralImage result for telas de tarsila do amaral
01) A história do Papagaio Juvenal é uma releitura de qual obra?
02) O que tem de comum entre estas obras e a tela o Vendedor de frutas?
03) Com base no seu conhecimento e nas cores e  temas que aparecem nas obras de Tarsila do Amaral, defina natureza tropical:
04) Onde a pintora buscou inspiração para criar a tela Vendedor de frutas?
 
4º Momento: Coloque uma caixa sobre sua mesa e peça para as crianças trazerem uma foto que marcou um momento especial para ela. Solicite que elas deposite esta foto na caixa. Em seguida,
comente com elas que o lugar onde vivemos  e a nossa infância pode servir como inspiração para a criação de quadros, poemas, músicas, textos entre outros. Agora, faça um circulo, cada criança pegará uma foto ( não a dela, mas do colega) e criará uma história para aquela foto, em seguida o dono da foto poderá fazer suas considerações sobre a leitura do colega.

5º Momento: Os alunos irão reproduzir a tela: Vendedor de frutas.































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nós é muito importante saber sua opinião!