Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aula divertida: Leitura Refrescante

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 Leitura Refrescante  
 


O que você irá precisar:

* Um tapete;
* suco;
* Uma história fatiada de acordo com a faixa etária da criança, e que seja conhecida;
* Uma caixa para colocar o texto fatiado.

         Organize um local fora da sala. Em seguida, deixe a caixa com o texto fatiado percorrer de mão em mão ao som de uma música. Quando a música parar o aluno retira uma tira de papel e faz  a leitura e fica com o  papel. Depois no papel pardo, os alunos deverão colar as tiras de papel na sequência correta da história. Tudo isso regado a um delicioso suco.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE O LIVRO: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL



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Sequência didática: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL

1º Momento: Leitura do livro e socialização;

2º Momento: Interpretação do livro

01) Onde mora Juvenal?
02) Com base na história, descreva as frutas?
03) Escreva o nome das frutas que Juvenal engole:
04) Quem leva os pescadores e traz os vendedores?
05) Em sua opinião, por que o barco do vendedor é o lugar ideal para Juvenal?
06) Ficha Técnica:
a) Nome do livro:
b) Autoras:
c) Ilustrador:
d) Editora:

3º Momento: Estudo sobre Tarsila do Amaral.

* Apresente para os alunos algumas obras da autora Tarsila do Amaral e faça as perguntas:
 

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01) A história do Papagaio Juvenal é uma releitura de qual obra?
02) O que tem de comum entre estas obras e a tela o Vendedor de frutas?
03) Com base no seu conhecimento e nas cores e  temas que aparecem nas obras de Tarsila do Amaral, defina natureza tropical:
04) Onde a pintora buscou inspiração para criar a tela Vendedor de frutas?
 
4º Momento: Coloque uma caixa sobre sua mesa e peça para as crianças trazerem uma foto que marcou um momento especial para ela. Solicite que elas deposite esta foto na caixa. Em seguida,
comente com elas que o lugar onde vivemos  e a nossa infância pode servir como inspiração para a criação de quadros, poemas, músicas, textos entre outros. Agora, faça um circulo, cada criança pegará uma foto ( não a dela, mas do colega) e criará uma história para aquela foto, em seguida o dono da foto poderá fazer suas considerações sobre a leitura do colega.

5º Momento: Os alunos irão reproduzir a tela: Vendedor de frutas.































terça-feira, 3 de maio de 2016

Abolição da escravatura



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Sequência didática: Abolição da escravatura

1º momento: Roda de conversa sobre o tema.

2º momento: Texto informativo:   

 Abolição da escravatura
 
            O processo de abolir a escravatura no Brasil percorreu um longo percurso, uma vez, que mexia com os interesses dos grandes proprietários de terras, pois eles queriam fortalecer o trabalho escravo e não substituir o trabalho escravo por mão de obra livre e remunerada.
             Durante todos estes anos aconteceram várias revoltas e alguns movimentos, entre eles podemos citar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Segue abaixo a trajetória da abolição dos escravos:
 
 

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1.831Promulgada Lei que declara livre os negros que entrasse no Brasil, mas  esta lei nunca foi obedecida.
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Em 1.850 o tráfico  de escravos  foi proibido, porém sem sucesso.
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Em 1.871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data.
 
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  Em 1.885 surgiu a Lei dos Sexagenários, que declarava livres os escravos com mais de 60 anos.
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     Em 13 de maio de 1.888 a Princesa Imperial Regente Isabel, assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil. Para assinar a Lei a Princesa utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas,  oferecida pelos abolicionistas.



 

 

   

   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
             Assim, progressivamente, os imigrantes europeus (mão de obra assalariada) foram substituindo os escravos no mercado de trabalho. Com a Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista ganhou impulso, pois uma grande quantidade de ex-escravos retornaram da guerra vitoriosos , condecorados e com força para lutar pelos seus direitos. Além disso, a pressão feita pela Inglaterra para o fim do tráfico negreiro, também, foi de grande contribuição para o processo que culminou na Abolição da Escravatura.

Atividades
 
1) Com base no que foi estudado, escreva a data em que a Lei Áurea foi assinada e quem assinou?
 
2) O texto relatou que o processo de abolição dos escravos não ocorreu da noite para o dia. cite alguns movimentos abolicionistas que precederam a abolição da escravatura.
 
3) Disserte sobre a Lei do Ventre Livre e sobre a Lei dos Sexagenários:

4) Observe a charge e responda:


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               Após a escravidão, o negro passou por várias dificuldades, ele estava livre, porém ele não tinha uma profissão e assim não arrumava emprego. Em sua opinião e com base na leitura da charge como deveria ter ocorrido a abolição dos escravos para que eles não fosse prejudicados e nem sofresse preconceitos?

3º momento: Estudo da letra da música - "Treze de maio"
 
“Treze de maio”

Canção sugerida: “Nobre pergaminho”
Compositores: Carlinhos Madrugada / Zeca Melodia / Nilton Russo
Intérprete: Abílio Martins
Data: 1968
Letra:
Quando o navio negreiro
Transportava negros africanos
Para o rincão brasileiro
Iludidos
Com quinquilharias
Os negros não sabiam
Que era apenas sedução
Pra serem armazenados

E vendidos como escravos
Na mais cruel traição
Formavam irmandades

Em grande união
Daí nasceram festejos
Que alimentavam o desejo
De libertação
Era grande o suplício
Pagavam com sacrifício
A insubordinação

E de repente
Uma lei surgiu E os filhos dos escravos
Não seriam mais escravos
No Brasil

Mais tarde raiou a liberdade
Pra aqueles que completassem
Sessenta anos de idade
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
"Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão."


Atividades

1- Grifar as palavras desconhecidas da letra da música, procurando o significado no dicionário e anotando-o de acordo com o sentido da palavra na frase.
 
2- Qual é o tema da música?
 
3- Com base na música, escreva como o negro era seduzido e trazido para o Brasil:
 
4- A música cita três Leis que foram promulgada no decorrer da trajetória dos escravos. Cite-as: