Quem sou...
Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.
domingo, 15 de dezembro de 2013
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Carta Pessoal.
Escola Municipal Mundo Mágico.
Professoras: Andréa Alves Ferreira.
Josianne Janilda Lacerda de Lima.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Carta Pessoal – PNAIC
Introdução
A presente sequencia didática objetiva apresentar propostas de trabalho com a leitura e a produção textual, a fim de proporcionar aos alunos novas experiências no estudo da linguagem e assim contribuir para a formação de sujeitos críticos e reflexivos.
Área de conhecimento: Língua Portuguesa.
Conteúdo relacionado:
Gênero Textual: Carta Pessoal.
) Caracterização do gênero carta pessoal;
) Estudo das características: remetente, destinatário, variação de linguagem, local, data, saudação, lugar de circulação, diferentes funções;
) Leitura e produção de carta pessoal;
Ensino fundamental I: Terceiro ano
Objetivo Geral:
Conhecer as características do gênero carta pessoal e as diferentes situações de comunicação em que é produzido.
Objetivos específicos:
& Ler e interpretar diferentes modelos do gênero carta;
&Identificar as características e as partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura) a partir de situações reais e fictícias;
& Reconhecer o envelope como elemento essencial para o envio de uma carta;
& Reconhecer a função social de uma carta através de discussão oral;
& Desenvolver capacidades de compreensão leitora a partir do estudo do texto;
& Estabelecer condições de produção de uma carta pessoal, adequando a produção escrita ao contexto e aos possíveis interlocutores;
& Desenvolver habilidades metacognitivas, mediante a reescrita e a revisão do próprio texto;
& Desenvolver a habilidade de expressão e argumentação oral e escrita a partir de discussão sobre o tema carta;
& Interpretar atividades relacionadas ao filme: “Cartas para Deus”;
& Resolver atividades relacionadas à música: “A Carta”;
& Escrever uma carta pessoal para um amigo;
& Interpretar a carta “Chapeuzinho Vermelho”;
& Escrever uma carta pessoal com o tema: “A Bela e a Fera”.
Duração das atividades
) 7 aulas de 50 minutos (aproximadamente).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
) É necessário que o aluno tenha conhecimento, mesmo que básico, do que seja uma carta.
Problematização
) 1. Selecionar algumas correspondências que chegam à sua casa pelo correio e levá-las para a sala de aula.
) 2. Juntamente com os alunos, separar e classificar as correspondências selecionadas (carta pessoal, carta comercial, contas, propagandas e outras).
) 3. Pedir aos alunos que observem, atentamente, os envelopes de cada correspondência e o que há escrito neles.
) 4. A seguir, separar as cartas pessoais das demais correspondências que serão guardadas para serem trabalhadas em um outro momento.
) 5. Dividir a turma em grupos, com 4 alunos cada um, e entregar a cada grupo uma carta pessoal.
) 6. Pedir aos alunos de cada grupo que leiam o conteúdo da carta.
) 7. A seguir, pedir a um componente de cada grupo que faça a leitura oral da carta.
) 8. Explorar, oralmente, as partes e a estrutura do gênero textual CARTA: data (cabeçalho), saudação ao destinatário, assunto, saudação de despedida e nome do remetente.
Avaliação
Ao final das atividades iremos avaliar se os alunos:
, Reconheceram a função social de uma carta através de discussão oral.
, Leram e interpretaram diferentes modelos de carta.
, Identificaram as características e as partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura) a partir de situações reais.
, Reconheceram o envelope como elemento essencial para o envio de uma carta.
, Produziram cartas a partir de situações dadas.
Primeira Aula:
Leitura do Livro: “O Carteiro Chegou”.
Atividade relacionada ao livro lido, que trabalha algumas características que pertencem ao gênero em estudo: destinatário, remetente e funções dos tipos de carta apresentadas.
Recurso utilizado: Slides do Livro: O Carteiro Chegou e atividade relacionada a este fonte: PNAIC.
Segunda Aula:
Leitura de Deleite: “Carta da Terra para as Crianças” interdisciplinar com a disciplina de ciências, com texto de Sílvia Gonçalves, elaborado com a intenção de fazer germinar a ideia de que outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor. Após vimos um texto que é à letra de uma canção: “A carta do Galileu”, com a Turma do Cocoricó, programa infantil da rede cultura. Ele apresenta o remetente e o destinatário, observamos também o assunto e o local de onde escreve o remetente, discutimos como a carta chega ai destinatário, pelo correio, que é entregue geralmente pelo carteiro. Em seguida trabalhamos atividades interpretativas escritas sobre o texto.
Recurso utilizado: Internete livro didático de Língua Portuguesa: Mundo Amigo. Páginas 32 e 33.
Terceira Aula:
Pedir aos discentes que tragam cartas de pais, parentes e amigos para observarmos as características do gênero em estudo.
Leitura do texto: “Carta de Pai para Filho” p. 35 e 36; observação sobre as características do gênero: a carta pessoal é um meio para manter contato com amigos e parentes, principalmente com aqueles que estão longe. Pela escrita, as pessoas podem contar novidades, comunicar um fato importante, por exemplo. Como se pode observar na carta do escritor Joel Rufino dos Santos para seu filho de 8 anos. Quando escreveu a carta, Joel estava preso por expressar sua opinião, numa época em que, no Brasil, as pessoas não tinham liberdade para fazer isso. Atividades 1, 2, 3 e 4 página 37; 5,6 e 7 página 38 e 8, 9 e 10 P. 39.
Recurso utilizado: Livro didático: “Mundo Amigo” – páginas: 34 a 39.
Quarta Aula:
Quarta Aula:
Assistir ao filme: “Cartas para Deus”, observando as características estudadas no gênero carta pessoal, e resolver atividades interpretativas sobre o filme.
Recursos utilizados:DVD; Filme: Cartas para Deus, e atividades elaboradas pelas professoras.
Quinta Aula:
Quinta Aula:
Ouvir, cantar e interpretar a música: “A Carta” de Renato Russo, observar as características do gênero carta pessoal contida nesta, fazer a brincadeira “batata-quente” com perguntas relacionadas à música. Após os discentes participarão de um sorteio no qual será sorteado um nome para cada aluno que irá redigir uma carta para o colega no qual tenha saído, os discentes irão receber envelopes para preencherem com os dados e endereço do remetente e do destinatário, esta atividade é interdisciplinar com Geografia.
Recursos Utilizados: Música: A Carta; Internet e som.
Sexta Aula:
Fazer a distribuição das cartas escritas pelos discentes para os colegas. Ler, interpretar e compreender a carta: Chapeuzinho Vermelho, identificando nestas os componentes do gênero carta pessoal através de quadro e posteriormente os discentes produzirão uma carta com o tema: “A Bela e a Fera”.
Recursos Utilizados: Pesquisa e Atividades elaboradas pelas professoras.
Sétima Aula:
Ler compreender e interpretar a carta pessoal: O Pequeno Príncipe, observando e localizando nesta, informações implícitas e explícitas.
Recursos Utilizados: Pesquisa na internet (adaptação).
domingo, 17 de novembro de 2013
Sanduíche coletivo - sequência didática sobre o livre: O sanduíche da Maricota
Sequência didática sobre o livro: O sanduíche da Maricota
Blog Letras Mágicas |
1º momento: Leitura do livro e roda de conversa sobre o mesmo;
2º momento: Atividades sobre o livro
01) Agora que lemos a história do livro é hora de fazer as atividades:
01) Ficha técnica:
a) Nome do Livro:
b) Autor:
c) Editora:
02) Com base na leitura do livro descubra o animal:
a) Gosta de queijo:
b) É considerado o melhor amigo do homem:
c) É fofinho e adora peixes:
d) Gosta muito de bananas:
03) Complete a sequência dos sanduíches abaixo com os nomes dos animais na ordem que aparecem no livro:
Bode |
04) Você gosta de sanduíches? Quais são os seus ingredientes favoritos?
05) Escreva a receita do seu sanduíche preferido(coloque a quantidade dos ingredientes e o modo de fazer):
3º momento: Sanduíche coletivo.
Como ministrar a aula: Peça para cada aluno da sala trazer um ingrediente, leve duas massas de pizza e monte o sanduíche com sua turminha. Depois, você pode trabalhar uma lista com os ingredientes, validade e preços.
Assinar:
Postagens (Atom)