Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

sábado, 30 de abril de 2016

Aula divertida: O uso do M/N, S/Z e L/U usando uma margarida



 

 
 

 
 Estudo de palavras com L/U, M/N e S/Z


Image result for imagem de monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas

1º momento: disponibilizar um lista de palavras contendo as dificuldades L/U, M/N e Z/S e pedir para os alunos estudar em casa. Trabalhe atividades em sala usando as palavras da lista.

Sugestões de palavras:

* Palavras com L e U: final, caiu, bateu, canal, terminal, escorregou, colegial, remou, túnel, levantou, sinal, escreveu, letal, varal.
 
*Palavras com M e N:bronquite, fonte, alunos, tornar, compartilhar, asma, polêmica, cansar, consenso.
 
*Palavras com S e Z: espiar, espreitar, estender, estrangeiro, misto, mistura, ofensa, pretensioso, aplauso, coisa, repouso, camponês, gasoso, cheiroso, acidez, limpeza, rapazote, atriz, embaixatriz, economizar, fiscalizar, zebra, zoológico, beleza, magreza, pezinho.

2º momento: Confeccionar duas margaridas com as pétalas separadas.

Como ministrar a aula:
        Divida o quadro em três colunas, sendo uma coluna para as palavras M/N, outra S/Z e uma para L/U, em seguida divida a turma em duas equipes.
        Escolha o aluno mestre para ditar as palavras que estarão dobradas em uma caixa. Tire a sorte para saber qual a equipe irá iniciar.
       Em seguida, o mestre ditará uma palavra, que ele retirou da caixa e o aluno  escreverá no quadro na coluna correspondente a palavra que foi ditada, caso a palavra esteja escrita corretamente a equipe marca ponto, mas se a palavra for escrita errada, o miolo da margarida recebe uma pétala. Perde a equipe que  completar primeiro a margarida. Lembre-se todos os alunos das equipes devem participar.



sexta-feira, 29 de abril de 2016

Jogo da velha dos substantivos e adjetivos





Blog Letras Mágicas

Jogo da Velha dos substantivos e adjetivos



        Após trabalhar os conceitos de adjetivos e substantivos com os alunos é hora de brincar, porque brincando também aprende. Você ira precisar de 1 caixa, 40 palavras e folha A4 com uma hashtag.
 
Como jogar: Divida os alunos em duplas, um representará o substantivo e o outro o adjetivo, distribua uma caixa contendo 40 palavras, sendo 20 substantivos e 20 adjetos. Em seguida, distribua a folha A4 com a hashtag. Os alunos irão tirar a sorte para ver quem começará o jogo, o aluno vencedor iniciará retirando da caixa um papel, se a palavra escrita no papel estiver de acordo com a sua classe gramatical, ele preenche um quadrinho, caso não esteja, ele passa a vez. Vence quem preencher os quadrinhos, conforme as regras do jogo da velha  e claro as palavras tiverem de acordo com a classe gramatical do aluno.
 
Produção de texto: Após os alunos terminarem o jogo, eles irão registrar as palavras que apareceram em sua cartela e irão escrever um texto, usando todas as palavras e em seguida irão ler para a sala. Professor, provavelmente irá aparecer muitas palavras iguais, porém usadas em contextos diferentes, chame a atenção do aluno, para que ele perceba isso.

Sugestões de substantivos:
cidade, menino, homem, mulher, país, cachorro, Londres, Paulinho, Pedro, Santa Rosa, Brasil, homem, mulher, cadeira, cobra, Brasília, saci, mãe-d'água, fantasma, enxame, sol, flor, pé, moleque, beijo.
 
 Sugestões de adjetivos:
temperamental, confiável, honesto, lindo, interessante, chato, carinhoso, simpático, amigável, generoso, ciumento, invejoso, inseguro, bonito, ansioso, bondoso, sensato, sensível, teimoso, preguiçoso, trabalhador, calmo, paciente, inteligente, esperto. 
 

 



quinta-feira, 28 de abril de 2016

A importância da vacinação

 


S

equência Didática: Vacinas 

 
1º momento: Pedir no posto de saúde cartaz de campanha de vacinação, levar para a sala e iniciar a aula com as perguntas: O que é campanha de vacinação? Apenas os seres humanos recebem vacinas? Em quais veículos de comunicação as campanhas de vacinação são vinculadas? Você tem medo da agulha? Lembre-se e fala de algumas vacinas que você já tomou. Em seguida, explore o cartaz oralmente com as perguntas: Este cartaz se refere a que tipo de vacina? Em que dia e local será realizado a vacinação? Em sua opinião, as imagens do cartaz condiz com o tema da campanha?  

2º momento:                               Texto informativo: Vacinas        

               As vacinas são  indispensáveis, pois a não vacinação pode prejudicar a nossa saúde, ou até mesmo a saúde de uma nação. Através da imunização é possível prevenir infecções e impedir que várias doenças se espalhem por um território.      
              É preciso compreender que as vacinas não funciona como um remédio comum que tomamos em nosso dia a dia, após adoecermos. Pelo contrário, as vacinas são tomadas como forma de prevenção, ou seja, antes de determinadas doenças se desenvolverem.     
            A primeira vacina surgiu na Inglaterra em 1796 e foi criada pelo médico Edward Jenner. As vacinas são substâncias que têm propriedades de imunizar o organismo contra qualquer doença infecciosa. Ela é preparada a partir de microrganismos mortos ou inativos, ou a partir de microrganismos vivos, mas atenuados por formol, calor ou outra substância.     
           O Instituto Butantan, em São Paulo, não é famoso apenas por produzir o soro contra veneno de cobra. É também o maior produtor de vacinas na América Latina.      
           A vacina serve para nos proteger de várias doenças. Sua tarefa é estimular, no organismo de quem a recebe, a produção de substâncias para combater o vírus ou a bactéria (micróbio) que provoca determinada doença.     
          Quando grande parte da população é vacinada, os agentes infecciosos encontram mais dificuldades para se propagar. O que indiretamente protege quem ainda não se vacinou ou aqueles para os quais a vacina não foi efetiva. Conforme a porcentagem de pessoas vacinadas aumenta, a tendência é que o registro da doença caia ou que se chegue à erradicação.         
          A imunidade não dura para sempre é preciso ficar atento para as doses de reforço.    




3º momento: Atividades.

01) Com base nos seus conhecimentos e no texto em estudo, escreva sobre a importância da vacina para os seres humanos:

02) Em sua opinião as vacinas ajudam as pessoas a viver mais?

03) Apenas os seres humanos recebem vacinas?

04) Há vacinas para todas as doenças?

05) Como as vacinas são aplicadas nos seres humanos?

4º momento: texto informativo sobre a Gripe Influenza H1N1 e atividades

Gripe Influenza A H1N1

             A gripe popularmente chamada de  suína é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1. Atualmente o nome da gripe é Influenza A. O nome foi mudado, pois acreditava-se que a doença seria transmitida através do consumo de carne e derivados do porco, porém  a contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum: pelas vias aéreas, contato direto com a pessoa contaminada ou contato indireto através das mãos com objetos contaminados.

 Veja como se prevenir:
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca, preferencialmente com lenço descartável;
  • evite locais com aglomeração de pessoas;
  • evite tocar olhos, nariz e boca;
  • lave as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar;
  • não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Atividades
 
01) Além da vacinação, cite duas  medidas preventivas que devem ser adotadas  para evitar a disseminação da gripe?

02)  Por que inicialmente a gripe recebeu o nome de suína?

03) Divida os alunos em grupo e peça para cada grupo ilustrar uma forma de prevenção da gripe H1N1:

5º momento: Para casa

01) Peça ajuda para a mamãe e complete o quadro abaixo:

Pesquisando o cartão de vacina
Vacina                
 Com que idade você recebeu?
 Lote da vacina:
 Quem aplicou a vacina em você?
    
    
    






TRABALHANDO O GÊNERO JORNAL USANDO UMA SOMBRINHA

s
         Apresentado o Jornal para os alunos
 
1º momento: Roda de conversa sobre o gênero em estudo ( Você já leu um jornal? Em quais veículos de comunicação encontramos os jornais? Em sua opinião qual é a função da notícia?)

2º momento:                              Texto informativo: Jornal
 
          O jornal é um meio de comunicação de grande prestígio social  que dissemina ideias  e constrói significados, suas publicaçães ocorrem  periodicamente, onde são impressas notícias, reportagens, crônicas, entrevistas, anúncios, manchetes, esportes, charges, entretenimento, gastronomia, economia, sinopse, entrevista, política  e outros tipos de informação de interesse público. Ele possui uma diversidade de gêneros textuais.  É através do jornal que tomamos conhecimento dos acontencimentos do lugar onde moramos e do mundo.

3º momento: Leitura dos gêneros textuais encontrados nas seções dos jornais.
         Você irá precisar: de uma sombrinha e linha. Em seguida recorte os gêneros textuais presentes no jornal enrole cada um e prenda eles com a linha na sombrinha.
         Como funciona: escolha um aluno para ser o guardião, ele segurará a sombrinha e um aluno de cada vez, escolhe um rolinho, depois faz a leitura do texto. Após o aluno terminar de ler chame a atenção da turma para as características presentes no texto.

4º momento: Leve para a sala de aula jornais, deixe que os alunos folhem e depois em um papel pardo monte um jornal  coletivo. Os alunos irão escolher e recortar dos jornais que eles estão em mãos o que irá para o jornal coletivo. Lembre os alunos das seções presentes no jornal, todas devem aparecer no jornal, assim cada aluno ficará encarregado de uma seção.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Atividades sobre o Dia das Mães

Escola: _______________________________
Professora: ____________________________
Aluno (a): _____________________________


Sequência Didática: Dia das Mães

1º momento: Roda de conversa sobre o Dia das Mães ( Por que existe este dia? Como você e sua família comemora este dia?):

2º momento: Leitura do texto:

 
DIA DAS MÃES
  
          O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos:

          A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.


          O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

           Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

          No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

        Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.

                                                         Texto informativo extraído da: Wikipédia, a enciclopédia livre.
3º momento: Leitura do livro: "Mães de todos os tipos" de Chris Bueno e interpretação.

01) Dados do livro:

a) Nome do livro:

b) Nome da autora:

c) Ilustrador(a):

02) O livro citou diversos tipos de mães. Escreva qual é o tipo da sua mãe:
_________________________________________________________________________________
 
03) Antes a família possuía uma estrutura única: pai, mãe e filhos. Atualmente temos outros modelos de família. Descreva como sua família é formada:

_______________________________________________________________________________
 
04) Antigamente a papel das mães eram cuidar da casa e dos filhos. Na sua opinião houve mudanças neste papel ou não? Justifique:

_______________________________________________________________________________

05) Discorra como as propagandas influenciam nas compras para o Dia das Mães:

_________________________________________________________________________________

4º momento: Convidar as mães para um café e realizar a dinâmica abaixo:

          Pedir para as mães e os filhos sentarem um de frente ao outro, em seguida distribuir um balão com água e um bonequinho amarrado com uma linha no pescoço. Este balão representará o útero e as mães contaram para os filhos como eles foram desejados e como tudo aconteceu durante a gravidez ( como ela contou para o pai e para os familiares, como ela descobriu que estava grávida etc). Não esqueça de colocar uma música de fundo.
                                                                                                                 


 



 

 

 

 

 

 

 

 

domingo, 16 de março de 2014

Contatos:



Professora Andréa Alves Ferreira - Letras Mágicas 💞
 
WhatsApp: (62) 99196-7287
 
E-mail: aandreaferreiraa@hotmail.com
            andreaalvesferreira29@gmail.com
             letrasmagicasoficial@hotmail.com
 
Instagram: @LetrasMágicasOficial
 
Facebook: https://www.facebook.com/andrea.alves.378199

You tube: Letras Mágicas 
 
Santa Rosa de Goiás - Go