Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

sábado, 30 de abril de 2016

Aula divertida: O uso do M/N, S/Z e L/U usando uma margarida



 

 
 

 
 Estudo de palavras com L/U, M/N e S/Z


Image result for imagem de monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas

1º momento: disponibilizar um lista de palavras contendo as dificuldades L/U, M/N e Z/S e pedir para os alunos estudar em casa. Trabalhe atividades em sala usando as palavras da lista.

Sugestões de palavras:

* Palavras com L e U: final, caiu, bateu, canal, terminal, escorregou, colegial, remou, túnel, levantou, sinal, escreveu, letal, varal.
 
*Palavras com M e N:bronquite, fonte, alunos, tornar, compartilhar, asma, polêmica, cansar, consenso.
 
*Palavras com S e Z: espiar, espreitar, estender, estrangeiro, misto, mistura, ofensa, pretensioso, aplauso, coisa, repouso, camponês, gasoso, cheiroso, acidez, limpeza, rapazote, atriz, embaixatriz, economizar, fiscalizar, zebra, zoológico, beleza, magreza, pezinho.

2º momento: Confeccionar duas margaridas com as pétalas separadas.

Como ministrar a aula:
        Divida o quadro em três colunas, sendo uma coluna para as palavras M/N, outra S/Z e uma para L/U, em seguida divida a turma em duas equipes.
        Escolha o aluno mestre para ditar as palavras que estarão dobradas em uma caixa. Tire a sorte para saber qual a equipe irá iniciar.
       Em seguida, o mestre ditará uma palavra, que ele retirou da caixa e o aluno  escreverá no quadro na coluna correspondente a palavra que foi ditada, caso a palavra esteja escrita corretamente a equipe marca ponto, mas se a palavra for escrita errada, o miolo da margarida recebe uma pétala. Perde a equipe que  completar primeiro a margarida. Lembre-se todos os alunos das equipes devem participar.



Um comentário:

  1. Para alunos maiores pode-se separar mais ainda as letras cujos sons são parecidos. Ao invés de separar em três colunas, separar em seis, aumentando o
    grau de dificuldade.

    ResponderExcluir

Para nós é muito importante saber sua opinião!