Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE O LIVRO: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL



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Sequência didática: TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL

1º Momento: Leitura do livro e socialização;

2º Momento: Interpretação do livro

01) Onde mora Juvenal?
02) Com base na história, descreva as frutas?
03) Escreva o nome das frutas que Juvenal engole:
04) Quem leva os pescadores e traz os vendedores?
05) Em sua opinião, por que o barco do vendedor é o lugar ideal para Juvenal?
06) Ficha Técnica:
a) Nome do livro:
b) Autoras:
c) Ilustrador:
d) Editora:

3º Momento: Estudo sobre Tarsila do Amaral.

* Apresente para os alunos algumas obras da autora Tarsila do Amaral e faça as perguntas:
 

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01) A história do Papagaio Juvenal é uma releitura de qual obra?
02) O que tem de comum entre estas obras e a tela o Vendedor de frutas?
03) Com base no seu conhecimento e nas cores e  temas que aparecem nas obras de Tarsila do Amaral, defina natureza tropical:
04) Onde a pintora buscou inspiração para criar a tela Vendedor de frutas?
 
4º Momento: Coloque uma caixa sobre sua mesa e peça para as crianças trazerem uma foto que marcou um momento especial para ela. Solicite que elas deposite esta foto na caixa. Em seguida,
comente com elas que o lugar onde vivemos  e a nossa infância pode servir como inspiração para a criação de quadros, poemas, músicas, textos entre outros. Agora, faça um circulo, cada criança pegará uma foto ( não a dela, mas do colega) e criará uma história para aquela foto, em seguida o dono da foto poderá fazer suas considerações sobre a leitura do colega.

5º Momento: Os alunos irão reproduzir a tela: Vendedor de frutas.































terça-feira, 3 de maio de 2016

Abolição da escravatura



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Sequência didática: Abolição da escravatura

1º momento: Roda de conversa sobre o tema.

2º momento: Texto informativo:   

 Abolição da escravatura
 
            O processo de abolir a escravatura no Brasil percorreu um longo percurso, uma vez, que mexia com os interesses dos grandes proprietários de terras, pois eles queriam fortalecer o trabalho escravo e não substituir o trabalho escravo por mão de obra livre e remunerada.
             Durante todos estes anos aconteceram várias revoltas e alguns movimentos, entre eles podemos citar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Segue abaixo a trajetória da abolição dos escravos:
 
 

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1.831Promulgada Lei que declara livre os negros que entrasse no Brasil, mas  esta lei nunca foi obedecida.
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Em 1.850 o tráfico  de escravos  foi proibido, porém sem sucesso.
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Em 1.871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data.
 
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  Em 1.885 surgiu a Lei dos Sexagenários, que declarava livres os escravos com mais de 60 anos.
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     Em 13 de maio de 1.888 a Princesa Imperial Regente Isabel, assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil. Para assinar a Lei a Princesa utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas,  oferecida pelos abolicionistas.



 

 

   

   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
             Assim, progressivamente, os imigrantes europeus (mão de obra assalariada) foram substituindo os escravos no mercado de trabalho. Com a Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista ganhou impulso, pois uma grande quantidade de ex-escravos retornaram da guerra vitoriosos , condecorados e com força para lutar pelos seus direitos. Além disso, a pressão feita pela Inglaterra para o fim do tráfico negreiro, também, foi de grande contribuição para o processo que culminou na Abolição da Escravatura.

Atividades
 
1) Com base no que foi estudado, escreva a data em que a Lei Áurea foi assinada e quem assinou?
 
2) O texto relatou que o processo de abolição dos escravos não ocorreu da noite para o dia. cite alguns movimentos abolicionistas que precederam a abolição da escravatura.
 
3) Disserte sobre a Lei do Ventre Livre e sobre a Lei dos Sexagenários:

4) Observe a charge e responda:


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               Após a escravidão, o negro passou por várias dificuldades, ele estava livre, porém ele não tinha uma profissão e assim não arrumava emprego. Em sua opinião e com base na leitura da charge como deveria ter ocorrido a abolição dos escravos para que eles não fosse prejudicados e nem sofresse preconceitos?

3º momento: Estudo da letra da música - "Treze de maio"
 
“Treze de maio”

Canção sugerida: “Nobre pergaminho”
Compositores: Carlinhos Madrugada / Zeca Melodia / Nilton Russo
Intérprete: Abílio Martins
Data: 1968
Letra:
Quando o navio negreiro
Transportava negros africanos
Para o rincão brasileiro
Iludidos
Com quinquilharias
Os negros não sabiam
Que era apenas sedução
Pra serem armazenados

E vendidos como escravos
Na mais cruel traição
Formavam irmandades

Em grande união
Daí nasceram festejos
Que alimentavam o desejo
De libertação
Era grande o suplício
Pagavam com sacrifício
A insubordinação

E de repente
Uma lei surgiu E os filhos dos escravos
Não seriam mais escravos
No Brasil

Mais tarde raiou a liberdade
Pra aqueles que completassem
Sessenta anos de idade
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
"Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão."


Atividades

1- Grifar as palavras desconhecidas da letra da música, procurando o significado no dicionário e anotando-o de acordo com o sentido da palavra na frase.
 
2- Qual é o tema da música?
 
3- Com base na música, escreva como o negro era seduzido e trazido para o Brasil:
 
4- A música cita três Leis que foram promulgada no decorrer da trajetória dos escravos. Cite-as:







Sequência didática: O estudo da preposição na música



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Sequência didática: Preposição

1º momento: Trabalhar o conceito

PREPOSIÇÃO
                 Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.
                Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos.
Exemplo: Casa de Luís.
                Chegou com ela.

2º momento: Registre no quadro as preposições mais comuns, e em seguida, solicite que os alunos formem três orações, em seus cadernos, com as preposições. Depois peça para cada aluno ler uma das sentenças elaboradas.

 
PREPOSIÇÕES MAIS COMUNS
 
 
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.

Contração das preposições:

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3º momento: Peça aos alunos para completar os provérbios com as preposições adequadas e depois, criar um conceito para o conteúdo em estudo, e em seguida, solicite que os alunos façam a leitura e se caso necessário, faça  interferências.

Os provérbios são:
1) Um __ todos, todos __ um.
2) Quem ri __ último, ri melhor.
3) Quem tem telhado __ vidro não atira pedra __ vizinho.
4) Homem prevenido vale __ dois.
5) __ pequenino se torce o pepino.
6) Água mole __ pedra dura, tanto bate __ que fura.

4º momento: Abordar sobre a importância da preposição para coesão textual.

01) Complete as lacunas do fragmento da crônica “Tarde de domingo” de  Ana Paula Carradini, com  preposições  de forma a dar um sentido coerente ao texto.

 Crônica: Tarde de domingo
                                                                             (Ana Paula Corradini)

 Seis pratos sobre a pia. Cinco vazios, um ainda com lasanha _____bolonhesa.
 Um filho que não gosta _____ lasanha _____ bolonhesa. Zero filhos _____ tirar o resto _____ mesa. Uma mãe ____ mãos ásperas, um pai _____ dedos ágeis. Um controle remoto. Zero sobremesas. Quatro reclamações. Um filho que não gosta _____ sobremesa. Dez dedos indicadores, um controle remoto. Cinquenta programas simultâneos _____ TV a cabo. Cinco opiniões, dois safanões, um grito vindo ______ cozinha. Quatro silêncios e uma bateção ______ porta. Um filme, quatro sorrisos. Um choro abafado ______ banheiro. Uma palavra doce ______ mãe. Seis pratos lavados, doze talheres guardados, uma caçarola areada. Duas mãos ______ repouso. Cinco lugares ocupados. Uma poltrona vaga. Uma birrinha _____ canto da sala. Um colo. Duas lágrimas já enxutas. Um ressonar, dois ressonares, três... Cinco roncos. Dois olhos bem abertos. Um bico desse tamanho.

Observação:
 Após os alunos finalizar a atividade,  discuta com eles se  as palavras escolhidas  fazem sentido no texto. Depois da discussão, leia o texto original para que eles o comparem com suas respostas.

Crônica: Tarde de domingo
                                                                             (Ana Paula Corradini)   
Seis pratos sobre a pia. Cinco vazios, um ainda com lasanha à bolonhesa.
Um filho que não gosta de lasanha à bolonhesa. Zero filhos para tirar o resto da mesa. Uma mãe de mãos ásperas, um pai de dedos ágeis. Um controle remoto. Zero sobremesas. Quatro reclamações. Um filho que não gosta de sobremesa. Dez dedos indicadores, um controle remoto. Cinquenta programas simultâneos na TV a cabo. Cinco opiniões, dois safanões, um grito vindo da cozinha. Quatro silêncios e uma bateção de porta. Um filme, quatro sorrisos. Um choro abafado no banheiro. Uma palavra doce de mãe. Seis pratos lavados, doze talheres guardados, uma caçarola areada. Duas mãos em repouso. Cinco lugares ocupados. Uma poltrona vaga. Uma birrinha no canto da sala. Um colo. Duas lágrimas já enxutas. Um ressonar, dois ressonares, três... Cinco roncos. Dois olhos bem abertos. Um bico desse tamanho.

5º momento: Música: Na hora da Raiva - Henrique e Juliano.
 * Ouvir a música;
 * Entregar a letra da música para as crianças e pedir para completar, e em seguida, responder o que se pede:

01) Complete  música com as palavras adequadas:

Na Hora da Raiva
Henrique e Juliano
Encontrei,
Uma caixinha cheia ___ relatos
Um monte ______ documentos tão falsos
Nossas vidas

_____ minhas mãos agora
Tá cada parte dessa nossa história
E eu não sei se eu rasgo
Ou jogo fora
E o que é que eu faço agora?

Cometi
A loucura ____ nossas fotos rasgar
E uma _____ uma eu vou ter que colar
Mas foi ____ hora da raiva
Na hora, ____ hora da raiva

________ segundo
Eu pensei que até te odiava
Mas respirei fundo
E vi que eu te amava
Mas foi _____ hora da raiva
Na hora, ____ hora da raiva
2. Na expressão “ Cometi a loucura das nossas fotos rasgar ”, se fotos fosse substituída por álbuns, a palavra da sofreria alguma alteração? Por quê?
 
3. Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?
 
4. As palavras usadas para preencher as lacunas do texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição. Liste as preposições  empregadas na música:

segunda-feira, 2 de maio de 2016

AULA DIVERTIDA: BINGO DOS VERBOS




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Aula divertida: Bingo dos verbos
             Após trabalhar o conteúdo com os alunos é hora da diversão, porque aulas que envolvem brincadeiras e dinâmicas são mais divertidas.

Você irá precisar: folha A4 e uma caixa com papéis enumerados contendo a quantidade de alunos da sala.

Como ministrar a aula:
1º - Enumere os alunos e peça para que eles façam um crachá com seu número;
2º - Peça que cada aluno escolha um verbo e um tempo verbal ( os verbos não podem se repetir);
3º- Explique para os alunos que o verbo e o tempo verbal escolhido por eles funcionarão como nome e sobrenome do aluno ( ex: amar/passado);
4º - Agora distribua a cartela de bingo abaixo e peça para o aluno escolher 6 amigos e preencher o bingo com os nomes (verbo) e sobrenomes ( tempo verbal) dos colegas;
5º - Depois das cartelas preenchidas, é hora de explicar as regras do jogo: você irá retirar da caixa um número, o aluno correspondente a este número  levanta e fala seu nome ( verbo) e sobrenome (tempo verbal). O educando que possuir na cartela este verbo deverá conjuga-lo no tempo indicado. Estipule um tempo e explique para os demais alunos que é preciso silêncio. Ganha quem preencher toda a cartela e conjugar corretamente todos os verbos.
6º -  faça a correção dos verbos no quadro com os alunos e aproveite para trabalhar outras atividades relacionadas ao conteúdo em estudo.
 
Boa aula.