|
Blog Letras Mágicas |
Sequência didática: Abolição da escravatura
1º momento: Roda de conversa sobre o tema.
2º momento: Texto informativo:
Abolição da escravatura
O processo de abolir a escravatura no Brasil percorreu um longo percurso, uma vez, que mexia com os interesses dos grandes proprietários de terras, pois eles queriam fortalecer o trabalho escravo e não substituir o trabalho escravo por mão de obra livre e remunerada.
Durante todos estes anos aconteceram várias revoltas e alguns movimentos, entre eles podemos citar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Segue abaixo a trajetória da abolição dos escravos:
|
1.831Promulgada Lei que declara livre os negros que entrasse no Brasil, mas esta lei nunca foi obedecida. |
|
Em 1.850 o tráfico de escravos foi proibido, porém sem sucesso. |
|
Em 1.871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data. |
|
Em 1.885 surgiu a Lei dos Sexagenários, que declarava livres os escravos com mais de 60 anos. |
|
Em 13 de maio de 1.888 a Princesa Imperial Regente Isabel, assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil. Para assinar a Lei a Princesa utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas, oferecida pelos abolicionistas. |
Assim, progressivamente, os imigrantes europeus (mão de obra assalariada) foram substituindo os escravos no mercado de trabalho. Com a Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista ganhou impulso, pois uma grande quantidade de ex-escravos retornaram da guerra vitoriosos , condecorados e com força para lutar pelos seus direitos. Além disso, a pressão feita pela Inglaterra para o fim do tráfico negreiro, também, foi de grande contribuição para o processo que culminou na Abolição da Escravatura.
Atividades
1) Com base no que foi estudado, escreva a data em que a Lei Áurea foi assinada e quem assinou?
2) O texto relatou que o processo de abolição dos escravos não ocorreu da noite para o dia. cite alguns movimentos abolicionistas que precederam a abolição da escravatura.
3) Disserte sobre a Lei do Ventre Livre e sobre a Lei dos Sexagenários:
4) Observe a charge e responda:
Após a escravidão, o negro passou por várias dificuldades, ele estava livre, porém ele não tinha uma profissão e assim não arrumava emprego. Em sua opinião e com base na leitura da charge como deveria ter ocorrido a abolição dos escravos para que eles não fosse prejudicados e nem sofresse preconceitos?
3º momento: Estudo da letra da música - "Treze de maio"
“Treze de maio”Canção sugerida: “Nobre pergaminho”
Compositores: Carlinhos Madrugada / Zeca Melodia / Nilton Russo
Intérprete: Abílio Martins
Data: 1968
Letra:Quando o navio negreiro
Transportava negros africanos
Para o rincão brasileiro
Iludidos
Com quinquilharias
Os negros não sabiam
Que era apenas sedução
Pra serem armazenadosE vendidos como escravos
Na mais cruel traição
Formavam irmandadesEm grande união
Daí nasceram festejos
Que alimentavam o desejo
De libertação
Era grande o suplício
Pagavam com sacrifício
A insubordinaçãoE de repente
Uma lei surgiu E os filhos dos escravos
Não seriam mais escravos
No BrasilMais tarde raiou a liberdade
Pra aqueles que completassem
Sessenta anos de idade
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
"Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão."Atividades
1- Grifar as palavras desconhecidas da letra da música, procurando o significado no dicionário e anotando-o de acordo com o sentido da palavra na frase.
2- Qual é o tema da música?
3- Com base na música, escreva como o negro era seduzido e trazido para o Brasil:
4- A música cita três Leis que foram promulgada no decorrer da trajetória dos escravos. Cite-as: