Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

sábado, 20 de outubro de 2018

O USO DA CAIXA DE MATERIAIS ESTRUTURADOS E JOGOS PEDAGÓGICOS



O USO DA CAIXA DE MATERIAIS ESTRUTURADOS E JOGOS PEDAGÓGICOS
Andréa Alves Ferreira

É notável a mudança em nossa sociedade e em nossos alunos. A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano de nossos educandos, logo é necessário o professor criar estratégicas para atrair a atenção dos mesmos.
Vigotsky afirma que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem do pensamento, da concentração e da atenção.
Corroborando com a ideia de Vigotsky a Loja Letras Mágicas acredita na eficácia dos jogos pedagógicos e dos materiais estruturados, uma vezes que, os  jogos pedagógicos permitem desenvolver nos discentes o raciocínio lógico, estimula o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, já os materiais estruturados permitem ao aluno a compreender de forma lógica e diferenciada o conteúdo em estudo, permitindo ao professor oferecer diferentes caminhos para que o aluno possa alcançar o objetivo proposto.
É sabido que a maioria das salas de aulas são superlotadas, o que acaba interferindo na realização de algumas atividades, ora, por falta de material para todos os educandos, ora pela falta de pessoas para conduzir de forma adequada os jogos e/ou materiais estruturados, pois para que haja resultados positivos é necessário a intervenção direta do professor.
Assim sendo, recomendamos a utilização das caixas de jogos pedagógicos e materiais estruturados em sala de aula, pois é preciso muitas vezes aproveitar os pequenos momentos em que a maioria da turma esteja fazendo outras atividades e trabalhar com os alunos que apresentam maior dificuldade ou oferecer jogos àqueles que finalizam primeiro as suas atividades.
Logo, concluímos que os jogos e os materiais estruturados potencializam várias capacidades, ampliando progressivamente as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
O jogo pedagógico, o material estruturado e a brincadeira são, tanto fonte de lazer como de conhecimento. O uso destes em sala de aula acontecem de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.

domingo, 30 de setembro de 2018

Sequência didática: A borboleta de uma asa só



Click aqui e baixe esta linda sequência gratuitamente, atividades indicada para alunos de 4º e 5º ano, porém é possível adaptação↓😍
Nicola a borboleta de uma asa só

domingo, 31 de dezembro de 2017

Atividades: O Piquenique do Alfabeto







Click no link e baixe as atividades, não permitimos hospedar a atividade em páginas e blog, apenas para o uso em sala ou por compartilhamento de link

Atividades sobre o texto: O Piquenique do Alfabeto

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A importância do Turno Aprendizagem


 

Image result for imagem de alunos estudando em desenho 
 
A importância do Turno Aprendizagem

Andréa Alves Ferreira

 

É sabido, que todas as salas de aulas possuem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem seja na leitura, escrita, seja na realização de cálculos, diante disse acompanhar estas crianças no Turno Aprendizagem é de suma importância, uma vez que as salas de aulas nos municípios brasileiros apresentam um grande número de educandos e dar atenção individualizada, ás vezes, se torna inviável.

A escola juntamente com os professores devem detectar os alunos que não conseguem acompanhar o restante da turma, solicitar a presença destes alunos na escola em um horário alternado e operacionar uma prática pedagógica que reflita sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, realizar um planejamento que atenda de forma significativa os anseios destes discentes, com estratégias e recursos criativos, visando garantir que todos os alunos aprendam.

Sabemos que cada aluno apresenta um ritmo de aprendizagem único e histórias de vida que influenciam diretamente em sua vida escolar, podendo contar, muitas vezes, apenas com a escola na busca do conhecimento.

Diante desta afirmativa, o professor deve estar atento à maneira como cada aluno aprende, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

O professor deve acompanhar este aluno continuamente e mapear suas dificuldades e seus avanços no dia-a-dia e para isso, é necessário lançar mão de atividades criativas e que desenvolva o raciocínio do educando, em nossa Loja virtual e em nosso blog https://andreaalvesferreira.blogspot.com.br/search/label/Loja%20Virtualvocê encontra sequências didáticas que levam os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.

Logo, o docente deve agir como um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de todas as atividades propostas, visando, minimizar as dificuldades de aprendizagem, melhorando a autoestima por meio de atividades diversificadas e um acompanhamento em turno alternado, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos.