Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A importância do Turno Aprendizagem


 

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A importância do Turno Aprendizagem

Andréa Alves Ferreira

 

É sabido, que todas as salas de aulas possuem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem seja na leitura, escrita, seja na realização de cálculos, diante disse acompanhar estas crianças no Turno Aprendizagem é de suma importância, uma vez que as salas de aulas nos municípios brasileiros apresentam um grande número de educandos e dar atenção individualizada, ás vezes, se torna inviável.

A escola juntamente com os professores devem detectar os alunos que não conseguem acompanhar o restante da turma, solicitar a presença destes alunos na escola em um horário alternado e operacionar uma prática pedagógica que reflita sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, realizar um planejamento que atenda de forma significativa os anseios destes discentes, com estratégias e recursos criativos, visando garantir que todos os alunos aprendam.

Sabemos que cada aluno apresenta um ritmo de aprendizagem único e histórias de vida que influenciam diretamente em sua vida escolar, podendo contar, muitas vezes, apenas com a escola na busca do conhecimento.

Diante desta afirmativa, o professor deve estar atento à maneira como cada aluno aprende, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

O professor deve acompanhar este aluno continuamente e mapear suas dificuldades e seus avanços no dia-a-dia e para isso, é necessário lançar mão de atividades criativas e que desenvolva o raciocínio do educando, em nossa Loja virtual e em nosso blog https://andreaalvesferreira.blogspot.com.br/search/label/Loja%20Virtualvocê encontra sequências didáticas que levam os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.

Logo, o docente deve agir como um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de todas as atividades propostas, visando, minimizar as dificuldades de aprendizagem, melhorando a autoestima por meio de atividades diversificadas e um acompanhamento em turno alternado, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Atividades em sala de aula: como melhor aproveita-las?


 
 
 
Atividades em sala de aula: como melhor aproveita-las?
Andréa Alves Ferreira

Palavras Chaves: aluno - professor - sequência didática - educação contextualizada - aula interdisciplinar - atividades - conhecimento - informação.

Atualmente, as salas de aula são compostas por turmas cada vez mais heterogêneas, e muitas vezes aplicar certas atividades torna-se inviável.               Assim é necessário que o professor se atualize constantemente através de cursos, debates e leituras que discutem a educação.

 Cada vez mais, os saberes estão interligados e faz parte do nosso papel como docente motivar e facilitar a aprendizagem do nosso aluno.

         Logo, é importante priorizarmos o ensino contextualizado e o trabalho com sequência didática, onde o aluno se vê inserido e ator principal da aprendizagem, é urgente compreendermos que cada aluno é diferente, cada um apresenta um ritmo de aprendizagem.

É preciso descontruirmos o modelo tradicional de aplicar as atividades em sala de aula e fazermos adaptações que vão ao encontro da realidade dos nossos alunos. E, o mais importante neste processo, é trabalhar atividades com base no nível que cada aluno está inserido, aproveitando ao máximo estas para que eles possam se apropriar mais facilmente dos conhecimentos.

Os alunos, hoje, são dotados de competências como empatia, comunicação, pensamento crítico e liderança, diferente dos alunos do passado que apenas ouvia o que professor tinha a dizer. Atualmente, os alunos são bombardeados de informações e a escola deve ser o local de organização destas informações, sendo assim, atividades mecânicas e ultrapassadas se tornam cansativas e enfadonhas.

Por isso, o professor deve propor atividades lúdicas, atraentes, que estimule a criatividades e proponha desafios que levem os alunos a criar os seus próprios conceitos. Viste a loja virtual Letras Mágicas  e conheça nossas atividades, são atividades dinâmicas e com preço bem acessível.

O professor que está interessado em promover mudanças, deve lançar um olhar especial as atividades propostas no dia a dia da escola, dando atenção ao motivo pelo qual a atividade não foi realiza, pois ao identificar este motivo é possível diagnosticar o déficit do aluno é auxiliá-lo para a construção do conhecimento.

É essencial mudarmos constantemente a maneira de introduzir atividades em sala de aula, para que estas não se tornem cansativas. Dinâmicas, cartazes, introduzir um elemento surpresa, como um chocolate, caso o aluno acerte a resposta, um convidado especial, brincadeiras, são grandes aliados para o professor diversificar as atividades, outro e não menos importante recurso é a organização das filas e de grupos para resolução de exercícios.leia a reflexão: A importância da escolha do material didático.

Assim, é preciso explorar todas as possibilidades que a atividade permite, sempre aproveitando para criar um gancho para outras disciplinas, priorizando o ensino interdisciplinar.

Na correção das atividades, precisamos ter o cuidado de ouvir todos os alunos, mesmo que exista respostas repetidas, pois os alunos sentem necessidade de expor o que eles produziram e quando eles são ouvidos, eles se sentem importantes. É preciso ter cuidado ao corrigir um aluno em público, pois este pode se sentir intimidado e não querer mais participar do momento da correção, devemos sempre priorizar os pontos fortes, para que o discente não deixe de acreditar que é capaz.

Em suma, devemos valorizar e priorizar o conhecimento e as competências no lugar da informação, é essencial exploramos os caminhos e a maneira como o aluno chegou ao resultado e não no resultado pelo resultado.