* Colocar as turmas de cada ano/série lado a lado ( os nomes das séries ou professoras deverão estar fixadas nas cadeiras ou mesas de modo que cada pessoa saiba o local de sentar);
* Colocar um mimo para cada professor em sua mesa ( lembre-se de todos os professores);
* Organizar da mesma maneira as mesas ou cadeiras destinadas aos pais e alunos que irão participar;
* Organizar uma caixa com o nome de todos os seguimentos que irão falar no Conselho de Classe ( caso o coordenador retire da caixa o 1º ano , todos os 1º anos A, B... deverão falar . Lembrar também de dar a oportunidade de fala para o professor de Educação Física, Inglês , apoios e etc. daquele ano/série).
* Definido quem irá começar, o diretor levantará a placa que indica que cada pessoa tem 15 minutos para fazer as suas exposições ( caso seja necessário nada impede o professor a pedir mais tempo para falar de algum problema ou aluno específico)
* Durante o conselho o diretor deverá levantar as plaquinhas conforme a necessidade. ( conversas paralelas etc)
* Caso o professor peça sugestão, o diretor deverá pausar o tempo, levantar a placa "Dê sugestões e todos os membros deverão participar.
* As mesmas regras deverão ser aplicadas para os pais e alunos.
Bom Conselho!
Andréa Alves - Letras Mágicas