S
equência Didática: Vacinas
1º momento: Pedir no posto de saúde cartaz de campanha de vacinação, levar para a sala e iniciar a aula com as perguntas: O que é campanha de vacinação? Apenas os seres humanos recebem vacinas? Em quais veículos de comunicação as campanhas de vacinação são vinculadas? Você tem medo da agulha? Lembre-se e fala de algumas vacinas que você já tomou. Em seguida, explore o cartaz oralmente com as perguntas: Este cartaz se refere a que tipo de vacina? Em que dia e local será realizado a vacinação? Em sua opinião, as imagens do cartaz condiz com o tema da campanha?
2º momento: Texto informativo: Vacinas
As vacinas são indispensáveis, pois a não vacinação pode prejudicar a nossa saúde, ou até mesmo a saúde de uma nação. Através da imunização é possível prevenir infecções e impedir que várias doenças se espalhem por um território.
É preciso compreender que as vacinas não funciona como um remédio comum que tomamos em nosso dia a dia, após adoecermos. Pelo contrário, as vacinas são tomadas como forma de prevenção, ou seja, antes de determinadas doenças se desenvolverem.
A primeira vacina surgiu na Inglaterra em 1796 e foi criada pelo médico Edward Jenner. As vacinas são substâncias que têm propriedades de imunizar o organismo contra qualquer doença infecciosa. Ela é preparada a partir de microrganismos mortos ou inativos, ou a partir de microrganismos vivos, mas atenuados por formol, calor ou outra substância.
O Instituto Butantan, em São Paulo, não é famoso apenas por produzir o soro contra veneno de cobra. É também o maior produtor de vacinas na América Latina.
A vacina serve para nos proteger de várias doenças. Sua tarefa é estimular, no organismo de quem a recebe, a produção de substâncias para combater o vírus ou a bactéria (micróbio) que provoca determinada doença.
Quando grande parte da população é vacinada, os agentes infecciosos encontram mais dificuldades para se propagar. O que indiretamente protege quem ainda não se vacinou ou aqueles para os quais a vacina não foi efetiva. Conforme a porcentagem de pessoas vacinadas aumenta, a tendência é que o registro da doença caia ou que se chegue à erradicação.
A imunidade não dura para sempre é preciso ficar atento para as doses de reforço.
3º momento: Atividades.
01) Com base nos seus conhecimentos e no texto em estudo, escreva sobre a importância da vacina para os seres humanos:
02) Em sua opinião as vacinas ajudam as pessoas a viver mais?
03) Apenas os seres humanos recebem vacinas?
04) Há vacinas para todas as doenças?
05) Como as vacinas são aplicadas nos seres humanos?
4º momento: texto informativo sobre a Gripe Influenza H1N1 e atividades
Gripe Influenza A H1N1
A gripe popularmente chamada de suína é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1. Atualmente o nome da gripe é Influenza A. O nome foi mudado, pois acreditava-se que a doença seria transmitida através do consumo de carne e derivados do porco, porém a contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum: pelas vias aéreas, contato direto com a pessoa contaminada ou contato indireto através das mãos com objetos contaminados.
Veja como se prevenir:
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca, preferencialmente com lenço descartável;
- evite locais com aglomeração de pessoas;
- evite tocar olhos, nariz e boca;
- lave as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Atividades
02) Por que inicialmente a gripe recebeu o nome de suína?
03) Divida os alunos em grupo e peça para cada grupo ilustrar uma forma de prevenção da gripe H1N1:
5º momento: Para casa
01) Peça ajuda para a mamãe e complete o quadro abaixo:
Pesquisando o cartão de vacina | |||
Vacina | Com que idade você recebeu? | Lote da vacina: | Quem aplicou a vacina em você? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para nós é muito importante saber sua opinião!