s |
Apresentado o Jornal para os alunos
1º momento: Roda de conversa sobre o gênero em estudo ( Você já leu um jornal? Em quais veículos de comunicação encontramos os jornais? Em sua opinião qual é a função da notícia?)
2º momento: Texto informativo: Jornal
O jornal é um meio de comunicação de grande prestígio social que dissemina ideias e constrói significados, suas publicaçães ocorrem periodicamente, onde são impressas notícias, reportagens, crônicas, entrevistas, anúncios, manchetes, esportes, charges, entretenimento, gastronomia, economia, sinopse, entrevista, política e outros tipos de informação de interesse público. Ele possui uma diversidade de gêneros textuais. É através do jornal que tomamos conhecimento dos acontencimentos do lugar onde moramos e do mundo.
3º momento: Leitura dos gêneros textuais encontrados nas seções dos jornais.
Você irá precisar: de uma sombrinha e linha. Em seguida recorte os gêneros textuais presentes no jornal enrole cada um e prenda eles com a linha na sombrinha.
Como funciona: escolha um aluno para ser o guardião, ele segurará a sombrinha e um aluno de cada vez, escolhe um rolinho, depois faz a leitura do texto. Após o aluno terminar de ler chame a atenção da turma para as características presentes no texto.
4º momento: Leve para a sala de aula jornais, deixe que os alunos folhem e depois em um papel pardo monte um jornal coletivo. Os alunos irão escolher e recortar dos jornais que eles estão em mãos o que irá para o jornal coletivo. Lembre os alunos das seções presentes no jornal, todas devem aparecer no jornal, assim cada aluno ficará encarregado de uma seção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para nós é muito importante saber sua opinião!