Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Abolição da escravatura



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Blog Letras Mágicas
 
Sequência didática: Abolição da escravatura

1º momento: Roda de conversa sobre o tema.

2º momento: Texto informativo:   

 Abolição da escravatura
 
            O processo de abolir a escravatura no Brasil percorreu um longo percurso, uma vez, que mexia com os interesses dos grandes proprietários de terras, pois eles queriam fortalecer o trabalho escravo e não substituir o trabalho escravo por mão de obra livre e remunerada.
             Durante todos estes anos aconteceram várias revoltas e alguns movimentos, entre eles podemos citar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Segue abaixo a trajetória da abolição dos escravos:
 
 

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1.831Promulgada Lei que declara livre os negros que entrasse no Brasil, mas  esta lei nunca foi obedecida.
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Em 1.850 o tráfico  de escravos  foi proibido, porém sem sucesso.
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Em 1.871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data.
 
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  Em 1.885 surgiu a Lei dos Sexagenários, que declarava livres os escravos com mais de 60 anos.
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     Em 13 de maio de 1.888 a Princesa Imperial Regente Isabel, assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil. Para assinar a Lei a Princesa utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas,  oferecida pelos abolicionistas.



 

 

   

   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
             Assim, progressivamente, os imigrantes europeus (mão de obra assalariada) foram substituindo os escravos no mercado de trabalho. Com a Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista ganhou impulso, pois uma grande quantidade de ex-escravos retornaram da guerra vitoriosos , condecorados e com força para lutar pelos seus direitos. Além disso, a pressão feita pela Inglaterra para o fim do tráfico negreiro, também, foi de grande contribuição para o processo que culminou na Abolição da Escravatura.

Atividades
 
1) Com base no que foi estudado, escreva a data em que a Lei Áurea foi assinada e quem assinou?
 
2) O texto relatou que o processo de abolição dos escravos não ocorreu da noite para o dia. cite alguns movimentos abolicionistas que precederam a abolição da escravatura.
 
3) Disserte sobre a Lei do Ventre Livre e sobre a Lei dos Sexagenários:

4) Observe a charge e responda:


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               Após a escravidão, o negro passou por várias dificuldades, ele estava livre, porém ele não tinha uma profissão e assim não arrumava emprego. Em sua opinião e com base na leitura da charge como deveria ter ocorrido a abolição dos escravos para que eles não fosse prejudicados e nem sofresse preconceitos?

3º momento: Estudo da letra da música - "Treze de maio"
 
“Treze de maio”

Canção sugerida: “Nobre pergaminho”
Compositores: Carlinhos Madrugada / Zeca Melodia / Nilton Russo
Intérprete: Abílio Martins
Data: 1968
Letra:
Quando o navio negreiro
Transportava negros africanos
Para o rincão brasileiro
Iludidos
Com quinquilharias
Os negros não sabiam
Que era apenas sedução
Pra serem armazenados

E vendidos como escravos
Na mais cruel traição
Formavam irmandades

Em grande união
Daí nasceram festejos
Que alimentavam o desejo
De libertação
Era grande o suplício
Pagavam com sacrifício
A insubordinação

E de repente
Uma lei surgiu E os filhos dos escravos
Não seriam mais escravos
No Brasil

Mais tarde raiou a liberdade
Pra aqueles que completassem
Sessenta anos de idade
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
"Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão."


Atividades

1- Grifar as palavras desconhecidas da letra da música, procurando o significado no dicionário e anotando-o de acordo com o sentido da palavra na frase.
 
2- Qual é o tema da música?
 
3- Com base na música, escreva como o negro era seduzido e trazido para o Brasil:
 
4- A música cita três Leis que foram promulgada no decorrer da trajetória dos escravos. Cite-as:







2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa noite Professora,
    Estou pesquisando na internet as fotos das 3 canetas usadas para assinar a lei áurea, porém só acho duas. Você tem alguma dica da terceira foto?

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