Blog Letras Mágicas |
Sequência didática: Abolição da escravatura
1º momento: Roda de conversa sobre o tema.
2º momento: Texto informativo:
Abolição da escravatura
O processo de abolir a escravatura no Brasil percorreu um longo percurso, uma vez, que mexia com os interesses dos grandes proprietários de terras, pois eles queriam fortalecer o trabalho escravo e não substituir o trabalho escravo por mão de obra livre e remunerada.
Durante todos estes anos aconteceram várias revoltas e alguns movimentos, entre eles podemos citar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Segue abaixo a trajetória da abolição dos escravos:
1.831Promulgada Lei que declara livre os negros que entrasse no Brasil, mas esta lei nunca foi obedecida. |
Em 1.850 o tráfico de escravos foi proibido, porém sem sucesso. |
Em 1.871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data. |
Em 1.885 surgiu a Lei dos Sexagenários, que declarava livres os escravos com mais de 60 anos. |
Assim, progressivamente, os imigrantes europeus (mão de obra assalariada) foram substituindo os escravos no mercado de trabalho. Com a Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista ganhou impulso, pois uma grande quantidade de ex-escravos retornaram da guerra vitoriosos , condecorados e com força para lutar pelos seus direitos. Além disso, a pressão feita pela Inglaterra para o fim do tráfico negreiro, também, foi de grande contribuição para o processo que culminou na Abolição da Escravatura.
Atividades
1) Com base no que foi estudado, escreva a data em que a Lei Áurea foi assinada e quem assinou?
2) O texto relatou que o processo de abolição dos escravos não ocorreu da noite para o dia. cite alguns movimentos abolicionistas que precederam a abolição da escravatura.
3) Disserte sobre a Lei do Ventre Livre e sobre a Lei dos Sexagenários:
4) Observe a charge e responda:
Após a escravidão, o negro passou por várias dificuldades, ele estava livre, porém ele não tinha uma profissão e assim não arrumava emprego. Em sua opinião e com base na leitura da charge como deveria ter ocorrido a abolição dos escravos para que eles não fosse prejudicados e nem sofresse preconceitos?
3º momento: Estudo da letra da música - "Treze de maio"
“Treze de maio”
Canção sugerida: “Nobre pergaminho”
Compositores: Carlinhos Madrugada / Zeca Melodia / Nilton Russo
Intérprete: Abílio Martins
Data: 1968
Letra:
Quando o navio negreiro
Transportava negros africanos
Para o rincão brasileiro
Iludidos
Com quinquilharias
Os negros não sabiam
Que era apenas sedução
Pra serem armazenados
E vendidos como escravos
Na mais cruel traição
Formavam irmandades
Em grande união
Daí nasceram festejos
Que alimentavam o desejo
De libertação
Era grande o suplício
Pagavam com sacrifício
A insubordinação
E de repente
Uma lei surgiu E os filhos dos escravos
Não seriam mais escravos
No Brasil
Mais tarde raiou a liberdade
Pra aqueles que completassem
Sessenta anos de idade
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
"Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão."
Atividades
1- Grifar as palavras desconhecidas da letra da música, procurando o significado no dicionário e anotando-o de acordo com o sentido da palavra na frase.
2- Qual é o tema da música?
3- Com base na música, escreva como o negro era seduzido e trazido para o Brasil:
4- A música cita três Leis que foram promulgada no decorrer da trajetória dos escravos. Cite-as: