Quem sou...

Eu sou Andréa Alves Ferreira, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. Professora, escritora e designer de atividades e jogos pedagógicas, idealizadora da página Letras Mágicas. Moro em Santa Rosa de Goiás, compartilho atividades, jogos , materiais estruturados e dicas pedagógicas e ideias práticas para o dia-a-dia em sala de aula. A EDUCAÇÃO tem o poder de mudar vidas e os professores tem o superpoder de deixar marcar no coração dos alunos.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

TRABALHANDO O GÊNERO JORNAL USANDO UMA SOMBRINHA

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         Apresentado o Jornal para os alunos
 
1º momento: Roda de conversa sobre o gênero em estudo ( Você já leu um jornal? Em quais veículos de comunicação encontramos os jornais? Em sua opinião qual é a função da notícia?)

2º momento:                              Texto informativo: Jornal
 
          O jornal é um meio de comunicação de grande prestígio social  que dissemina ideias  e constrói significados, suas publicaçães ocorrem  periodicamente, onde são impressas notícias, reportagens, crônicas, entrevistas, anúncios, manchetes, esportes, charges, entretenimento, gastronomia, economia, sinopse, entrevista, política  e outros tipos de informação de interesse público. Ele possui uma diversidade de gêneros textuais.  É através do jornal que tomamos conhecimento dos acontencimentos do lugar onde moramos e do mundo.

3º momento: Leitura dos gêneros textuais encontrados nas seções dos jornais.
         Você irá precisar: de uma sombrinha e linha. Em seguida recorte os gêneros textuais presentes no jornal enrole cada um e prenda eles com a linha na sombrinha.
         Como funciona: escolha um aluno para ser o guardião, ele segurará a sombrinha e um aluno de cada vez, escolhe um rolinho, depois faz a leitura do texto. Após o aluno terminar de ler chame a atenção da turma para as características presentes no texto.

4º momento: Leve para a sala de aula jornais, deixe que os alunos folhem e depois em um papel pardo monte um jornal  coletivo. Os alunos irão escolher e recortar dos jornais que eles estão em mãos o que irá para o jornal coletivo. Lembre os alunos das seções presentes no jornal, todas devem aparecer no jornal, assim cada aluno ficará encarregado de uma seção.


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